Você conhece as 12 bacias hídricas? Ajude a Monitorar

Filhos, férias e sustentabilidade. É só amor
27 de junho de 2019
Casa de Criadores e A Moda Pela Água. Afinidades infinitas
7 de julho de 2019
Mostrar todos

Você conhece as 12 bacias hídricas? Ajude a Monitorar

São elas: Amazonas, Tocantins-Araguaia, Atlântico Nordeste Oriental e Ocidental, Parnaíba, São Francisco, Atlântico Leste, Paraná, Atlântico Sudeste, Paraguai, Uruguai e Atlântico Sul.

Nós, da plataforma A Moda Pela Água procuramos ficar atentos a todos os aspectos que envolvem a Crise Hídrica de modo global. Porém, não podemos perder de vista que tudo começa no “nosso quintal”. Ou seja, o Brasil.

Para obter um amplo painel sobre a situação das nossas principais bacias hídricas, a AMPA recomenda a leitura da matéria da Agência Brasil publicada em outubro de 2018. A reportagem trás, dentre outras informações, um mapeamento das 12 regiões hidrográficas brasileiras e o desfio que cada uma enfrenta para manter sua disponibilidade hídrica.

Outra maneira de comprometer-se como um Guardião da Água é acompanhar o monitoramento feito pela ANA – Agência de Águas Nacional – que oferece balanço diário de cada bacia, rios e principais afluentes.

Tamanho é documento

Para se ter uma ideia, a Bacia Hidrográfica Amazônica é considerada a maior do planeta, responsável por drenar uma área de 7 milhões de quilômetros quadrados!

Ou seja, o nosso país é privilegiado quando o assunto é disponibilidade de água doce – com 14% das reservas mundiais ocupando território nacional. Mas vale lembrar que o tamanho da abundância é proporcional ao da responsabilidade.

A água é recurso natural finito e o sinal vermelho já está ligado.

Junte-se às Guardiãs da Moda.  Marcas que se dispuseram a abrir suas agendas para debater o tema hídrico, de maneira colaborativa, e alavancar iniciativas concretas para ao combate da crise hídrica mundial pelo viés da moda.

Acompanhe o nosso projeto, cadastre-se como Guardião da Água, receba nossas newsletters e veja como atuar no dia a dia para o gota a gota de um planeta sustentável.

 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

USE A SUA VOZ PARA PROVOCAR MUDANÇAS NA MODA!

Preencha o formulário e descubra como você pode ajudar a MODA a reduzir seu consumo de água!
Faça parte dessa causa!