Tecnologia pode transformar seu jeans velho em um novo par de jeans

Anti-excesso e mercado de segunda mão são as próximas fashion trends
22 de novembro de 2019
Mostrar todos

Tecnologia pode transformar seu jeans velho em um novo par de jeans

Em sua fábrica, a Renewcell coleta tecidos de algodão usados e os transforma em fibras novas e limpas, prontas para serem transformadas em novas peças de roupas.

Por volta de apenas 1% das roupas velhas são recicladas, a maioria das camisetas e dos jeans usados acaba em aterros. Porém, no início do próximo ano, algumas roupas novas feitas a partir de roupas velhas começarão a ser vendias nos principais varejistas europeus e norte-americanos. A Renewcell é uma empresa sediada na Suécia que usa roupas de algodão descartadas para criar um novo tecido chamado Circulose, que aparentemente é indistinguível de um tecido novo em folha.

A startup já opera uma planta de reciclagem química em escala comercial e começa a vender seu produto na cadeia de suprimentos têxtil. Ainda não sabemos quais marcas serão as primeiras a vender roupas feitas com o material, mas a H&M assumiu uma participação minoritária da empresa em 2017.

Em sua fábrica, a Renewcell coleta tecidos de algodão, retalha e remove zíperes, botões e outros. O algodão retalhado, que se parece com fiapos, passa por um processo químico patenteado que remove os corantes, o poliéster, nylon e outros materiais sintéticos. O resultado é uma polpa suspensa na água. A polpa passa por uma máquina de fabricação de papel para remover a água e grande folhas de um material semelhante a um papelão são enviadas para as fábricas têxteis. Os moinhos dissolvem a polpa e as transforma em fibras.

Porém, toda essa avançada tecnologia não autoriza a indústria do fast-fashion a continuar a destruir o meio ambiente. O número de peças de roupas compradas a cada ano cresceu em média 60% entre 2000 e 2014; aproximadamente no mesmo período, a quantidade de resíduos têxteis nos aterros dos EUA crescer 68%.

Ou seja, inovações são super bem-vindas e necessárias.

Porém, nada substitui a consciência ambiental da indústria e do consumidor. Como diz o pensador e autor do best seller “O hábito e o monge”, James C. Hunter: “Pensamentos viram ações. Ações viram hábitos. Hábitos viram o caráter. E o caráter vira o seu destino.”

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

USE A SUA VOZ PARA PROVOCAR MUDANÇAS NA MODA!

Preencha o formulário e descubra como você pode ajudar a MODA a reduzir seu consumo de água!
Faça parte dessa causa!