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ALPHA. THE NEXT-NEXT GENERATION

Nem bem nos acostumamos com a Geração Z e já vêm os estudiosos falando em Geração Alpha. A próxima fronteira.

Nascidos a partir de 2010, essa geração, segundo o sociólogo Mark McCrindle, é determinada por pessoas muito mais independentes e com potencial muito maior de resolver problemas do que seus pais e avós. Mas, afinal de contas o que possibilita a percepção de que os alfas já fazem parte de uma geração mais inteligente? A palavra é: ESTÍMULO.

Mesmo que você seja um pai milênio, leia e-books, ouça musica e filmes on demand, a verdade é que foi adquirindo esse conhecimento ao longo da vida, enquanto esse cenário é completamente natural para o seu filho que já nasceu com essa facilidade de obter informações.

Temos uma preocupação muito maior em educar nossos filhos em ambientes voltados para o desenvolvimento infantil, trazendo mais estímulos sensoriais. Nós valorizamos brinquedos, livros e TAMBÉM os dispositivos, pensando no desenvolvimento integral das crianças.

O tablet e as telas em geral, por exemplo, já são aliados no desenvolvimento dos pequenos. Com conteúdo adequado, seguro e livre de excessos, os dispositivos tecnológicos já fazem parte do universo das crianças.

O documentário Alpha: A Nova Geração apresentado pela marca de papinhas Heinz acompanha um pouco da rotina de famílias para captar este sentido e mostrar como as gerações relacionam entre si e como lidam com a tecnologia.

Mais inteligentes e sustentáveis que nossos avós….

Influenciada pelos pais milenares e pelos modelos da Geração Z, essa garotoda é caracterizada por sua forte ética e valores. Veja os dados levantados pelo relatório de 2019 da Wunderman Thompson Commerce:

  • 59% gostariam de trabalhar em algum lugar salvando vidas
  • 51% querem um emprego onde possam usar a tecnologia para fazer a diferença.
  • Ecoando o grito de guerra dos ativistas climáticos da geração Z, 67% das crianças de 6 a 9 anos dizem que salvar o planeta será o foco de sua carreira.

Esses valores direcionarão seus hábitos de compra e determinarão a lealdade à marca, com 66% de todos os representantes alphas dizendo que desejam comprar de empresas que estão tentando fazer o bem no mundo.

“Eles têm opiniões definidas sobre como as coisas devem funcionar”, disse o chefe de liderança em pensamento e marketing do Reino Unido na Wunderman Thompson Commerce. “Eles são muito complexos em ética, então a história da marca é importante.”

Embora alguns assuntos, como perspectiva de emprego, ainda sejam distantes para essa faixa etária, outros valores, como a inclusão, são imediatamente relevantes.

Marcas como Mattel já estão atentas à Geração Alpha, em setembro de 2019, o fabricante da Barbi anunciou que lançaria o primeiro boneco neutro em termos de gênero.

“Por meio de pesquisas, ouvimos dizer que as crianças não querem que seus brinquedos sejam ditados pelas normas de gênero. Essa linha permite que todas as crianças se expressem livremente. disse Kim Culmone, vice-presidente sênior da Mattel Fashion Doll Design.”

Digitais e analógicos, tudo junto e misturado

Embora a proeza tecnológica da geração Alpha seja inegável – quando se trata de tecnologia, eles supostamente serão mais espertos do que os pais aos 8 anos de idade – pode surpreender as marcas ao saber que preferem um equilíbrio confortável entre tecnologia e analógico.

“Eles gostam de canais físicos e omnicanais“, revela Fletcher. “Portanto, embora sejam nativos digitais, não são digitalmente exclusivos; eles querem operar no mundo digital e no físico.”

Ou seja, para se preparar para a next-next generation, as marcas e os profissionais de marketing têm que estar abertos a conceitos novos, disruptivos e híbridos.

 

FONTES: JWT INTELIGENCE E BLOG LEITURINHA EM 21/11/2019

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