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Vicunha investe em pesquisas para o mercado

Inédito no Brasil, trabalho revela quantos litros de água são consumidos em média no ciclo de vida de uma calça jeans

A Vicunha Têxtil, maior produtora mundial de índigos e brins, em parceria com oMovimento ECOERA, precursor em integrar a sustentabilidade na indústria da moda, design e beleza no Brasil, apresentam com exclusividade ao mercado os resultados do projeto pioneiro “Pegada Hídrica Vicunha”, que utiliza métricas próprias para mapear o consumo de água no ciclo de vida de uma calça jeans no país – desde o plantio do algodão, até o consumidor final.

A partir da metodologia global Water Footprint Network, o estudo revela um consumo médio de 5.196 litros de água por calça jeans no Brasil. O cálculo foi baseado em três indicadores de Pegada Hídrica que, somados, conferem a Pegada Hídrica total: aPegada Verde, que envolve o volume da água da chuva utilizada pelas plantas nos processos agrícolas da cadeia produtiva; a Pegada Azul, relativa ao consumo advindo das fontes de água doce, das superfícies subterrâneas e que não são devolvidos para as mesmas fontes de captação; e, por fim, a Pegada Cinza, referente ao volume de água necessário para a natureza assimilar o efluente devolvido ao meio ambiente. De acordo com o levantamento, o volume total consumido por uma calça jeans corresponde a 41% água verde, 11% água azul e 48% água cinza.

Separado por etapas, considera-se ainda o seguinte gasto em cada elo da cadeia: 4.247 litros no plantio, 127 litros na tecelagem, 362 litros nas fases de lavanderia e confecção e 460 litros nas lavagens caseiras realizadas pelo consumidor final.

“É importante destacar que o número da água verde é um dos mais expressivos emcálculos que incluem processo agrícola. No plantio, por exemplo, quando analisado individualmente, observa-se que a Pegada Verde corresponde a 50% do gasto hídrico, uma vez que 92% da água utilizada na cultura do algodão brasileiro é proveniente da chuva, não representando impacto ambiental neste consumo”, explica Claudio Bicudo, CEO da H2O Company.

Já o consumidor final corresponde ao segundo maior consumo de água no cálculo total, levando em conta a Pegada Azul. Nessa etapa do ciclo, a Pegada Cinza não foi considerada no levantamento. “A pegada cinza do consumidor é bastante significativa, porém não está associada exclusivamente à calça jeans, mas sim a qualquer peça que lavamos através da máquina de lavar roupas. Porém sabemos que deve haver um trabalho de conscientização junto ao consumidor para reduzir o gasto desta etapa, que é alto”, ele conclui.

Para analisar cada fase, a Vicunha e o ECOERA, junto à H2O Company e a Iniciativa Verde, embarcaram em uma jornada em busca de dados que representassem a realidade brasileira e, agora, o relatório é compartilhado a todo mercado, indústria e sociedade, sendo apenas o começo de um grande movimento, com objetivo de diminuir impacto ambiental da indústria da moda e promover a transparência no setor, unindo os principais players em prol da criação de indicadores brasileiros na gestão sustentável da água.

“Precisamos usar a moda para tratar de assuntos urgentes e nada melhor do que umapeça icônica como a calça jeans, presente no guarda-roupa de todo brasileiro, para despertar uma reflexão conjunta sobre o impacto ambiental da cadeia, unindo todos os elos em prol de práticas cada vez mais responsáveis, transparentes e éticas. Compartilhamos esse resultado com todos os agentes sociais para que, juntos possamos criar uma gestão sustentável desse recurso vital para a nossa existência”, afirma Chiara Gadaleta, fundadora do ECOERA.

O projeto permite identificar a situação atual de cada elo da cadeia, possibilitando a criação de metas de redução do consumo de água e formas de compensação por meio de projetos socioambientais como recuperação do solo, conservação dos recursos hídricos, estoque de carbono e criação de corredores para a biodiversidade ao longo de toda a cadeia produtiva do jeanswear.

“Instalada no Nordeste, uma região de extrema escassez de recursos hídricos, a Vicunha sempre teve uma grande preocupação com o uso responsável da água. Com este projeto, temos uma ferramenta específica de gestão contínua, com acompanhamentos das ações, definição de metas de aumento de eficiência hídrica e avaliação de resultados”, conta Marcel Imaizumi, diretor executivo Operações, Supply Chain e Novos Negócios da Vicunha.

Acompanhe os próximos passos através das plataformas @pegadahidrica, @vicunhatextil, e @amodapelaagua.

Sobre a Vicunha Têxtil

Com mais de 50 anos de mercado, a Vicunha é líder mundial na produção de índigos e brins e referência quando o assunto é jeanswear. Posicionada entre as maiores indústrias têxteis do mundo, a empresa conta com quatro unidades produtivas no Nordeste – estados do Ceará e Rio Grande do Norte – uma fábrica no Equador e outra na Argentina, além de filiais na América do Sul, Europa e Ásia.

A gestão de recursos escassos e a preocupação com o fator humano são uma das principais bandeiras defendidas pela fabricante, que segue as mais rígidas normas de preservação ambiental e elabora ações e programas visando a segurança e o desenvolvimento das pessoas. A Vicunha utiliza modernas tecnologias apoiadas nos conceitos de redução, reciclagem e reuso, e reafirma toda suaresponsabilidadecriando produtos mais sustentáveis e fabricados de forma consciente. http://www.vipreview.com.br

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