SUSTENTABILIDADE NA CADEIA DE VALOR DA VICUNHA

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SUSTENTABILIDADE NA CADEIA DE VALOR DA VICUNHA

A sustentabilidade faz parte da estratégia da Vicunha Têxtil. Com unidades fabris instaladas no Nordeste – região de alta vulnerabilidade social, com escassez de recursos hídricos e falta de infraestrutura adequada – a fabricante foi pioneira em empregar práticas positivas na indústria do jeanswear, tendo como premissa a otimização de processos e a minimização de impacto ambiental e social.

A partir deste direcionamento, a Vicunha conta com processos mais conscientes e limpos, agindo com transparência e eficiência. São inúmeras iniciativas que englobam a construção de uma ampla plataforma de negócios sustentáveis, reafirmando seu compromisso com a gestão de recursos escassos e com as pessoas.

AMBIENTAL

Confira abaixo algumas das práticas produtivas da Vicunha com foco na redução do impacto ambiental:

  • Utilização de algodão BCI (Better Cotton Initiative) e ABR (Algodão brasileiro Responsável) em todos os seus produtos;
  • Reciclagem de resíduos do processo produtivo, que são transformados novamente em fio de algodão;
  • Utilização de tecnologias nos processos de tingimento que reduzem o volume de água consumido;
  • Utilização de amidos naturais na preparação dos fios, que facilitam o processo biológico no tratamento de efluentes;
  • Novas tecnologias que permitem o menor consumo de água, energia e químicos no processo de acabamento;
  • Substituição de mais de 25 mil lâmpadas fluorescentes por LED em áreas externas e internas e a troca de centenas de motores elétricos tradicionais por motores de alta eficiência, reduzindo o consumo elétrico em todo o processo produtivo.
  • Substituição de combustíveis fósseis por combustíveis renováveis como a biomassa: além de ser pioneira em usar a casca da castanha de caju como combustível para geração de vapor, a Vicunha também converte o resíduo final do processo de fiação em combustível para alimentar as caldeiras.

 

 

 

SOCIAL

 

Antes mesmo de se instalar no Nordeste, a Vicunha acredita e investe em projetos de desenvolvimento social na região. A partir de iniciativas como o “Projeto Pescar” e a “Indústria do Conhecimento”, a fabricante capacita e prepara pessoas para trabalhar no meio industrial, revertendo a realidade de milhares de jovens em situação de risco social. Com essas e outras ações, abre espaço para a formação pessoal e profissional desses grupos, encaminhando-os para o mercado de trabalho.

 

 

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